FAQs
As legislações em vigor que se relacionam com os atrelados bem como aspetos relacionados com a sua manutenção são questões às quais respondemos frequentemente. Para ajudar todos os proprietários ou possiveis proprietários de atrelados elaborámos uma pequena secção para responder a algumas das dúvidas mais comuns.
- Atrelado com matricula própria ou matricula da viatura?
Em Portugal, todos os atrelados com peso bruto inferior a 300kg não têm de ser registados ou ter seguro próprio, no entanto o proprietário deverá ter um certificado de conformidade e deverá ser feita uma adenda ao seguro do automóvel em como este irá rebocar um atrelado. Deste modo todos os atrelados de peso bruto inferior a 300 kg podem circular com a matrícula da viatura. Qualquer atrelado com peso bruto superior a 300kg deverá ser registado , ter matricula própria e seguro próprio.
-Atrelados com e sem travões, quais as diferenças e obrigações?
A maioria das viaturas ligeiras estão homologadas para rebocar atrelados sem travões até 750kg de peso bruto. Acima desse peso é obrigatório que o atrelado tenha travões próprios. O sistema mais comum para atrelados é o uso de um travão de inercia que actua mecanicamente quando a viatura tractor trava.
- Eixo simples ou duplo?
Em vários modelos de atrelados existe a opção de ter um ou dois eixos ( ou mais). Por norma a escolha entre um ou dois eixos depende do peso a carregar, da sua distribuição e da estabilidade da viatura reboque. Resumidamente, um atrelado de dois ou mais eixos é mais estavél do que o de um eixo apenas no entanto tem uma tara mais elevada. Evidentemente atrelados para maior peso é preferivel acrescentar eixos para ajudar com a redução de peso por eixo e aumentar a estabilidade.
- O atrelado tem documentos (DUA)?
Sim, todos os atrelados com matrícula própria têm de ter o seu DUA e deve estar sempre com o condutor quando o atrelado circula na via pública.
- Como se processa o seguro do atrelado? Tem que estar associado a uma viatura? Pode circular com outra diferente?
Após ter em sua posse o DUA do atrelado poderá fazer um seguro próprio para o mesmo, este seguro terá de ficar associado a uma viatura (por norma a viatura que o irá rebocar mais). Apesar de estar associado a uma viatura específica, qualquer outra viatura o poderá rebocar desde que devidamente habilitada para tal (engate de reboque, peso bruto rebocável...) .
- Relativamente à carta de condução o preciso para circular dentro da legalidade?
A carta B+E é suficiente exceto se o peso do conjunto ultrapassar os 4250 kg. Passando a ser necessário carta C+E para o efeito.
- Relativamente à manutenção o que necessito de verificar? Que cuidados devo ter ?
Por norma os atrelados têm poucos componentes que poderão dar problemas, sendo por isso muitas vezes a sua manutenção negligenciada. Sugerimos periodicamente verificar alguns pontos e aconselha-se redobrada atenção em atrelados com utilização sobre condições severas como: uso diário carregado ou sobre carregado, ambientes com muita humidade ou temperaturas extremas, velocidades altas, ambientes com muito pó...
- Se precisar de acessórios ou peças de substituição como faço?
Dos atrelados vendidos pela Na linha trailers and outdoors garantimos a existência de peças de substituição ou similares. Também poderemos comercializar qualquer um dos acessórios disponíveis pelo fabricante para o atrelado. Somos também revendedores das marcas de componentes para atrelados Al-ko e KNOTT pelo que poderemos também disponibilizar equipamento universal.
- Qual o prazo de garantia dos atrelados vendidos e quais as coberturas?
Tal como a legislação em vigor, estes equipamentos têm 3 anos de garantia contra defeitos de fabrico ou problemas que do mesmo advenham. Não estão cobertas peças de desgaste.
- Se for preciso fazem assistência?
Poderemos dar assistência ao atrelado nas nossas instalações e estamos disponíveis para apoio telefónico e venda de peças de substituição a qualquer altura.