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FAQs

As legislações em vigor que se relacionam com os atrelados bem como aspetos relacionados com a sua manutenção são questões às quais respondemos frequentemente. Para ajudar todos os proprietários ou possiveis proprietários de atrelados elaborámos uma pequena secção para responder a algumas das dúvidas mais comuns.  

- Atrelado com matricula própria ou matricula da viatura? 

Em Portugal, todos os atrelados com peso bruto inferior a 300kg não têm de ser registados ou ter seguro próprio, no entanto o proprietário deverá ter um certificado de conformidade e deverá ser feita uma adenda ao seguro do automóvel em como este irá rebocar um atrelado. Deste modo todos os atrelados de peso bruto inferior a 300 kg podem circular com a matrícula da viatura. Qualquer atrelado com peso bruto superior a 300kg deverá ser registado , ter matricula própria e seguro próprio. 

-Atrelados com e sem travões, quais as diferenças e obrigações?

A maioria das viaturas ligeiras estão homologadas para rebocar atrelados sem travões até 750kg de peso bruto. Acima desse peso é obrigatório que o atrelado tenha travões próprios. O sistema mais comum para atrelados é o uso de um travão de inercia que actua mecanicamente quando a viatura tractor trava.  

- Eixo simples ou duplo?

Em vários modelos de atrelados existe a opção de ter um ou dois eixos ( ou mais). Por norma a escolha entre um ou dois eixos depende do peso a carregar, da sua distribuição e da estabilidade da viatura reboque. Resumidamente, um atrelado de dois ou mais eixos é mais estavél do que o de um eixo apenas no entanto tem uma tara mais elevada. Evidentemente atrelados para maior peso é preferivel acrescentar eixos para ajudar com a redução de peso por eixo e aumentar a estabilidade. 

- O atrelado tem documentos (DUA)? 

 Sim, todos os atrelados com matrícula própria têm de ter o seu DUA e deve estar sempre com o condutor quando o atrelado circula na via pública.

 

- Como se processa o seguro do atrelado? Tem que estar associado a uma viatura? Pode circular com outra diferente?

Após ter em sua posse o DUA do atrelado poderá fazer um seguro próprio para o mesmo, este seguro terá de ficar associado a uma viatura (por norma a viatura que o irá rebocar mais). Apesar de estar associado a uma viatura específica, qualquer outra viatura o poderá rebocar desde que devidamente habilitada para tal (engate de reboque, peso bruto rebocável...) .

 

- Relativamente à carta de condução o preciso para circular dentro da legalidade?

A carta B+E é suficiente exceto se o peso do conjunto ultrapassar os 4250 kg. Passando a ser necessário carta C+E para o efeito. 

 

- Relativamente à manutenção o que necessito de verificar? Que cuidados devo ter ?  

Por norma os atrelados têm poucos componentes que poderão dar problemas, sendo por isso muitas vezes a sua manutenção negligenciada. Sugerimos periodicamente verificar alguns pontos e aconselha-se redobrada atenção em atrelados com utilização sobre condições severas como:  uso diário carregado ou sobre carregado, ambientes com muita humidade ou temperaturas extremas, velocidades altas, ambientes com muito pó...

 

  • Pneus e jantes – Quando as jantes são novas é normal, ao carregar as primeiras cargas, que o tratamento/pintura junto dos pernos ceda levando à possibilidade de ficarem um pouco folgados pelo que se aconselha verificar o aperto dos mesmos ao fim dos primeiros usos.  Caso o atrelado possua eixo duplo ou triplo convém ter atenção redobrada à pressão dos pneus de modo a não sobrecarregar os demais pneus. 

 

  • Rolamentos – Especialmente em atrelados de embarcações utilizados em rampas para largar e recolher barcos ou no caso dos atrelados de carga que tenham de atravessar ribeiros ou cheias, convém remover ocasionalmente as tampas dos cubos e verificar se não entrou água. A folga nos rolamentos deverá ser vista periodicamente (por norma 3 em 3 meses é um bom princípio). Estes poderão ser ajustados, caso exista necessidade, por qualquer mecânico ou trabalhador qualificado para o serviço.  

 

  • Travões – O estado de operação dos travões deverá ser verificado pelo utilizador do atrelado sempre que em utilização, tendo atenção ao comportamento do mesmo quando em travagem (se não foge, se está a contribuir para a travagem, se não tenta virar a lança, ruídos anormais...). Evidentemente que os travões são componentes de desgaste pelo que o seu estado deve ser verificado mediante o uso (uma vez de 6 em 6 meses nos primeiros anos chegará). Os cabos de travão poderão ser pontos de falha caso o atrelado seja utilizado fora de estrada pelo que convém ter atenção ao estado dos mesmos quando se verifica esse uso. 

 

  • Suspensão - Por norma os componentes de suspensão dos eixos duram a vida útil do atrelado, no entanto anualmente poderá ser feita uma análise visual das borrachas para verificar se não existe deterioração acelerada.

 

  • Chassis e carroceria - Por norma, não será expectável o aparecimento de corrosão no atrelado, no entanto, especialmente em uso com condições severas, poderá ser verificado o estado aquando a verificação da suspensão e travões. Em atrelados de embarcações, particularmente de uso marítimo, ter especial atenção e lavar abundantemente com água doce após cada utilização. 

 

  • Copos de lubrificação – Nos atrelados com travão de inércia existem copos de lubrificação no cabeçote que garantem o bom funcionamento do sistema de travagem (em uso normal uma bombada de massa a cada 6 meses chegará, mais frequentemente se for utilizado em ambientes com pó ou elevada humidade). Pontualmente é recomendável a lubrificação da esfera de reboque da viatura com massa consistente para reduzir desgaste e ruídos. 

 

  • Instalação elétrica – As instalações elétricas atuais são concebidas para ser estanques aos elementos, no entanto, no caso de atrelados para embarcações, não significa que sejam submersíveis. Cabe ao proprietário garantir e verificar o bom funcionamento da iluminação do atrelado. De modo a impedir a corrosão nos terminais da ficha esta pode ser borrifada ocasionalmente com spray de contactos ou spray de óleo multifunções. 

 

- Se precisar de acessórios ou peças de substituição como faço? 

Dos atrelados vendidos pela Na linha trailers and outdoors garantimos a existência de peças de substituição ou similares. Também poderemos comercializar qualquer um dos acessórios disponíveis pelo fabricante para o atrelado. Somos também revendedores das marcas de componentes para atrelados Al-ko e KNOTT pelo que poderemos também disponibilizar equipamento universal.  

 

- Qual o prazo de garantia dos atrelados vendidos e quais as coberturas?

Tal como a legislação em vigor, estes equipamentos têm 3 anos de garantia contra defeitos de fabrico ou problemas que do mesmo advenham. Não estão cobertas peças de desgaste. 

 

- Se for preciso fazem assistência?

Poderemos dar assistência ao atrelado nas nossas instalações e estamos disponíveis para apoio telefónico e venda de peças de substituição a qualquer altura.

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